http://www.advogadosplenos.com.br
Seu IP: 3.17.79.60

Advogados Plenos

Sexta, 26 de Abril de 2024

» Informe Jurídico

Notícia de 22/07/2004
STF recebe HC de ex-marido por não pagamento de pensão.
O Supremo Tribunal Federal (STF) recebeu Habeas Corpus (HC 84579), com pedido de liminar, impetrado em favor de Haroldo Schultz. A defesa alega que o decreto de prisão civil preventiva, na Ação de Execução de Alimentos, foi feito sem observar o devido processo legal, "em evidente afronta à Carta Política".
 
A ação relata que Haroldo Schultz é aposentado, tem 67 anos e estado de saúde abalado. Salienta ser ilegal o ato que decretou sua prisão civil por não se tratar de necessidade alimentícia, mas sim de constranger o réu a resolver questão patrimonial.
 
Segundo a defesa diz na ação, na época da separação de sua ex-esposa, Haroldo Shultz possuia patrimônio considerável e destinou a ela bens suficientes para seu sustento. A ex-esposa não pediu pensão alimentícia pois, tal como o ex-marido, recebia aposentadoria, já que ambos ocupavam cargos equivalentes.
 
Onze anos após realizada a separação, diz a defesa, a ex-esposa agora pede pensão alimentícia, quando o réu "quase nada mais possui, tão somente uma aposentadoria, dívidas bancárias e terrenos, em sua maioria penhorados".
Por Bianca Damy às 15h11

 
Login:
Senha:

Resolução mínima de 800x600 - Powered by: Arthur Stanev
© Copyright 2003 - 2004. Advogados Plenos.
 
» Informe Jurídico «