http://www.advogadosplenos.com.br
Seu IP: 18.117.216.36

Advogados Plenos

Quinta, 25 de Abril de 2024

» Informe Jurídico

Notícia de 28/09/2004
Termina greve do judiciário paulista.
Após 91 dias de greve, os servidores do Judiciário paulista decidiram hoje aceitar a proposta de reajuste salarial de 14% e retornar ao trabalho nesta terça. Foi a maior greve já feita pelos servidores do Judiciário no país.

O reajuste incidirá a partir do salário de setembro (que é pago em outubro) e deve atingir cerca de 49 mil trabalhadores ativos e inativos.

Os servidores do Judiciário chegaram a reivindicar inicialmente um aumento salarial de 39,19%, de acordo com o IGP-M (Índice Geral de Preços - Mercado) acumulado. Depois, decidiram pedir 26,39% de correção pelo INPC(Índice Nacional de Preços ao Consumidor).

Segundo o presidente da Associação dos Servidores do Tribunal de Justiça, José Gozze, o encerramento definitivo da greve está condicionado ao cumprimento das propostas negociadas com o Tribunal, como o pagamento dos dias parados.

"Se o TJ não cumprir, os servidores retomarão a greve", disse Gozze.

Os servidores propuseram fazer mutirões para colocar os processos em dia, mas o Trinunal descartou a idéia, segundo Gozze.

De acordo com levantamento da OAB-SP (Ordem dos Advogados do Brasil), a Justiça parou 100% em 16 cidades, entre elas, Ribeirão Preto.

No total, segundo a OAB, são mais de 12 milhões de processos parados, 1,2 milhão de processos represados, cerca de 450 mil audiências não realizadas.

Na última sexta, o Tribunal de Justiça havia prometido que não haveria punição aos grevistas que voltarem ao trabalho a partir desta quinta e que os dias parados seriam descontados apenas por meio de férias, licença-prêmio e outros créditos.

Confronto

Pela manhã, a polícia teve de intervir para evitar um confronto de grevistas e membros da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), que faziam manifestação pelo fim da paralisação do Judiciário na praça da Sé (centro da cidade).

Segundo a PM, houve bate-boca e a polícia teve de intervir. No entanto, não houve confronto e ninguém ficou ferido. Após o pequeno tumulto, os servidores do Judiciário seguiram para a praça João Mendes.

Integrantes da OAB defendiam a volta ao trabalho dos servidores. Segundo o presidente da Ordem em São Paulo, Luiz Flávio Borges D'Urso, o objetivo da manifestação dos advogados não era diagnosticar culpados, mas "tornar público o caos pelo qual passa a Justiça de São Paulo em decorrência da paralisação do Judiciário".
Por Bianca Damy às 09h12

 
Login:
Senha:

Resolução mínima de 800x600 - Powered by: Arthur Stanev
© Copyright 2003 - 2004. Advogados Plenos.
 
» Informe Jurídico «